Século XIX
1ᵃ Geração: ou Indianista ou Nacionalista
Projetos literários: dar a ver, por meio da literatura, uma identidade para a nação recém independente
Características principais: presença do índio como herói; cor local (aquilo que é real); a exaustão da pátria e da natureza; sentimento de particularização
Representantes: Gonçalves Dias e Gonçalves de Magalhães
2ᵃ Geração: ou Ultra-romântica ou mau do século
Projetos literários: dar vazão ao sentimentalismo e egocentrismo com negação ao mundo exterior
Características principais: egocentrismo; fuga/erosão; elogio à morte; sombriedade; pessimismo
Representantes: Álvares de Azevedo, Fagundes Varela
3ᵃ Geração: ou Condoreira ou Poesia Social
Projetos literários: revelar na poesia a problemática escravidão como tema de interesse social
Características principais: uso de imagens, recursos sonoros, subjetividade e grandiloquência
Representantes: Castro Alves e Sousândrade
1ᵃ Geração: ou Indianista ou Nacionalista
Projetos literários: dar a ver, por meio da literatura, uma identidade para a nação recém independente
Características principais: presença do índio como herói; cor local (aquilo que é real); a exaustão da pátria e da natureza; sentimento de particularização
Representantes: Gonçalves Dias e Gonçalves de Magalhães
2ᵃ Geração: ou Ultra-romântica ou mau do século
Projetos literários: dar vazão ao sentimentalismo e egocentrismo com negação ao mundo exterior
Características principais: egocentrismo; fuga/erosão; elogio à morte; sombriedade; pessimismo
Representantes: Álvares de Azevedo, Fagundes Varela
3ᵃ Geração: ou Condoreira ou Poesia Social
Projetos literários: revelar na poesia a problemática escravidão como tema de interesse social
Características principais: uso de imagens, recursos sonoros, subjetividade e grandiloquência
Representantes: Castro Alves e Sousândrade
Nenhum comentário:
Postar um comentário